Abril 20, 2014, 17:14:29

Informações para visitantes.

Ainda não está registado?
Está neste momento a ver o forum como visitante.
Ao registar-se gratuitamente vai ver removida a quantidade de publicidade e vai poder seguir todos os tópicos, participar nos passatempos, sondagens e muito mais. Registe-se já!

Não recebeu o email de activação?
Verifique se o mesmo foi parar à sua caixa de spam e evite esse problema adicionando o email do fórum à sua lista de contactos. (bebes@forum-bebes.com)

Pesquise no forum-Bebés.

Autor Tópico: Como aumentar a produção de leite materno?  (Lida 139563 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Isabel123

  • Visitante
Como aumentar a produção de leite materno?
« em: Fevereiro 28, 2009, 18:08:12 »
Antes de mais, parabéns por estár a amamentar o seu bebé! É o melhor presente que lhe poderá alguma vez oferecer!  ::palmas

Este artigo é dedicado a todas as mamãs que neste momento estão a ter alguma dificuldade na amamentação o que leva a uma diminuição da produção de leite. Espero poder ajudar com estas sugestões:


Primeiro e acima de tudo, continue a dedicar-se ao aleitamento materno. Você tomou a melhor decisão, ao escolher amamentar. Às vezes não é fácil, mas lembre-se que está a fornecer ao seu bebé a melhor alimentação que existe.

Aprender as técnicas adequadas. Para algumas mães e bebes, a amamentação é a segunda natureza. Outras têm que trabalhar isso. Existem vários meios para aprender a correcta forma de amamentar levando, assim, o seu corpo a produzir mais leite materno. Assegure-se que seu bebe abocanha corretamente o seio: ele deverá abocanhar não só o mamilo como a maior parte da aréola (a restante pele acastanhada em redor do mamilo). Assegure-se também que tanto seu bebe quanto você, encontram-se numa posição correcta e confortável durante a amamentação: a mãe com as costas direitas,  e o bebé com a barriga paralela á sua e alinhada com a cabeça.
               
Eliminar stress diário. O stress é um dos factores mais comuns de dificuldades no aleitamento materno. Eliminar o stress, tanto quanto possível é importante, deixando outros ajudar. Tente encontrar alguma ajuda extra, quer se trate de lavar louça, roupa ou limpeza da sua casa. Matricule os seus filhos em outras actividades extras ou peça a um membro da família ou amigo para ajudar um pouco. Escute música suave enquanto amamenta o seu bebêe ou faça com que alguém faça massagens em suas costas.

Descansar. Cuidar de uma criança pode ser trabalho muito duro. Assegure-se que descansa um pouco. Sim, pode ser mais fácil de dizer do que fazer, mas pelo menos tente dormir/repousar enquanto o bebe dorme.

Mantenha-se hidratada. Esta é uma fase atarefada, mas não se esqueça de comer e beber. A nutrição e hidratação é tão importante durante o aleitamento materno como era enquanto você estava grávida. Tenha uma dieta variada e equilibrada e ingira pelo menos 1,5L de água por dia.

Não oferecer chupetas ou  biberons.
Se o seu bebé é um recém-nascido, introduzir chupetas ou biberons pode causar confusão. Na tetina e chucha, a posição da lingua e labios e o movimento dos mesmos são diferentes do que os que são necessários para uma amamentação eficaz. Os bebes mais velhos devem ser capazes de alternar facilmente entre o biberão e mama, mas enquanto você está a tentar aumentar a produção de leite, deixe o seu bebé encontrar conforto e alimentação em você.

Aumentar a frequência de mamadas. O fornecimento do leite é produzido de acordo com a lei da oferta e da procura. Experimente aumentar o numero de vezes que amamenta o bebé. 

Plano de um retiro amamentação. Afaste-se por uns dias de tudo, isole-se com o seu bebé e concentre-se apenas no aleitamento materno, tanto quanto possível. Você não só vai estimular a produção do leite materno, mas também terá algum descanso!

Oferecer as duas mamas. Antigamente as mães eram aconselhadas a dar de mamar 10 min de cada peito. No entanto, com os novos conhecimentos, temos hoje em dia a informação de que o leite não é igual durante a mamada, sendo que no final há um maior teor em gorduras necessárias para o desenvolvimento do bebé. Assim, o bebé deverá mamar na mesma mama até não querer mais ou até a esvaziar.  Se o seu bebé conseguir esvaziar uma mama, ofereça a outra mama. Na sua próxima alimentação, comece com o peito em você terminou.

Sling feed. Mantenha o seu bebe num sling durante todo o dia para junto ao seu peito. Quando ele está com fome, a mama estará sempre disponível rapidamente, ajudando a produzir mais leite.

Deixe o seu bebé terminar a alimentação. Permita que o seu bebe termine a sua própria alimentação quando ele estiver pronto. Isto pode levar a uma mamada mais longa e mais estimulação. Você sabe que ele está satisfeito quando ele adormece e larga o mamilo.

Evite distrações. Procure um lugar calmo para amamentar. O seu bebe irá concentrar-se mais em mamar, e não o caos ao seu redor (visitas, televisão, etc, podem parecer inofensivas mas na verdade perturbam o bebé e consequentemente a amamentação).

Massagens. Faça massagens nos seios antes e enquanto estiver amamentando seu bebe. Isto pode ajudá-la a relaxar e também estimular o reflexo de descida do leite.

Suplemento Alimentar. Existe no mercado um suplemento alimentar á base de ervas que tem como objectivo o aumento da produçao de leite materno. Não há nenhum estudo científico que comprove que o Promil aumente a produção de leite; existem mães que referem que o seu uso não tem resultados, mas existem outras que afirmam que conseguiram aumentar a produção de leite.

Extracção de leite com bomba. Se pretende aumentar a produção de leite, poderá estimular as mamas com bombas extractoras de leite (existem no mercado bombas manuais e electricas, para venda ou aluguer)  uma vez por dia, sempre à mesma hora (à noite, quando a produção de leite é maior, pois a prolactina – hormona responsável pela produção de leite – está mais activa, ou de manhã, quando o peito se encontra mais cheio), durante 5/7 minutos em cada mama, não mais porque poderá provocar lesões na pele. Nos 1.º e 2.º dias é normal não sair leite, no 3.º dia deverão sair algumas gotas e nos dias seguintes irá sentir o peito bem mais cheio de leite.

Despertar o bebé. Se o seu bebé não está a aumentar de peso, ou está a perder peso, é possível que ele esteja sonolento e não peça para ser alimentado quando deve. Nesse caso você deve despertá-lo para mamar após 4 horas de intervalo, no máximo, mesmo durante a noite. No entanto, se o seu bebé está a aumentar adequadamente de peso, não necessita de o acordar. Ele proprio irá reclamar quando tiver fome.

Saiba se ele está a alimentar-se bem. Existem diversos sinais para percebermos se o bebé está a ingerir a quantidade necessária de leite:
         - O bebé mama diversas vezes durante o dia;
         - A seguir à mamada parece satisfeito;
         - Urina, no mínimo 6 vezes por dia;
         - A urina não tem um cheiro forte;
         - Quando está acordado encontra-se bem disposto
         - O bebé está a aumentar de peso. Deverá pesar o seu bebé semanalmente. A Organização Mundial da Saúde recomenda um aumento mínimo de 450 gr por mês, mas a mãe deve ter em conta o que o pediatra recomenda para o seu bebé.
       

Pedir ajuda. Se você ainda estiver enfrentando problemas depois de tentar estes passos, entre em contacto com alguem competente em amamentação. Ficam algumas sugestões de sites que a poderão ajudar:
http://www.amamentar.net/
http://www.sosamamentacao.org.pt/
http://www.geofar.pt/
http://www.cantinhodaamamentacao.com/






Este artigo é um resumo de informações obtidas em ww.howtodothings.com/ e nos sites acima referidos.



 ::bjs::
« Última modificação: Fevereiro 28, 2009, 18:13:28 por Isabel123 »



Offline Cristina

  • Administradora
  • *****
  • Mensagens: 27376
Re: Como aumentar a produção de leite materno?
« Responder #1 em: Março 07, 2009, 19:55:43 »
Muito útil  ::bom

Offline Sónia

  • Administradora
  • *****
  • Mensagens: 15635
  • Não há nada melhor do que ser MÃE!
Re: Como aumentar a produção de leite materno?
« Responder #2 em: Março 07, 2009, 23:29:44 »
 ::palmas ::bjs::

Offline ju

  • Cu´s pés pá cova (VIP)
  • *****
  • Mensagens: 17229
  • Nada se compara ao amor de mãe e filho
Re: Como aumentar a produção de leite materno?
« Responder #3 em: Março 07, 2009, 23:49:21 »
 ::aplausos  ::bjoca

Offline Taia

  • Cu´s pés pá cova (VIP)
  • *****
  • Mensagens: 2376
  • Nasceu a minha princesa, renasci eu...
Re: Como aumentar a produção de leite materno?
« Responder #4 em: Março 10, 2009, 11:41:25 »
 ::palmas

Isabel123

  • Visitante
Re: Como aumentar a produção de leite materno?
« Responder #5 em: Março 10, 2009, 19:49:06 »
Ainda bem que gostaram! Confesso que fiquei preocupada, pois estive dias sem resposta e pensei que nao tinham gostado...  ::malandro

Offline peroladoce

  • Bebé
  • *
  • Mensagens: 11
  • A minha Maria é o Amor da minha vida
    • www.peroladoce.blogspot.com
Re: Como aumentar a produção de leite materno?
« Responder #6 em: Março 11, 2009, 00:23:48 »
Obrigado
muito util mesmo

 ::hjkl


Offline Sónia

  • Administradora
  • *****
  • Mensagens: 15635
  • Não há nada melhor do que ser MÃE!
Re: Como aumentar a produção de leite materno?
« Responder #7 em: Março 11, 2009, 02:38:52 »
Ainda bem que gostaram! Confesso que fiquei preocupada, pois estive dias sem resposta e pensei que nao tinham gostado...  ::malandro

desculpa, ás vezes nao costumo ver estas salinhas... :-[


 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1167 Visualizações
Última mensagem Novembro 19, 2008, 23:58:05
por yaris
8 Respostas
22543 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 23, 2009, 01:41:02
por Sónia
6 Respostas
1827 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 23, 2010, 14:52:29
por TITISU
2 Respostas
809 Visualizações
Última mensagem Novembro 06, 2010, 10:05:30
por carla_lobo
1 Respostas
431 Visualizações
Última mensagem Janeiro 10, 2013, 16:01:56
por kelepipoca