Abril 18, 2014, 01:14:41

Informações para visitantes.

Ainda não está registado?
Está neste momento a ver o forum como visitante.
Ao registar-se gratuitamente vai ver removida a quantidade de publicidade e vai poder seguir todos os tópicos, participar nos passatempos, sondagens e muito mais. Registe-se já!

Não recebeu o email de activação?
Verifique se o mesmo foi parar à sua caixa de spam e evite esse problema adicionando o email do fórum à sua lista de contactos. (bebes@forum-bebes.com)

Pesquise no forum-Bebés.

Autor Tópico: Como avaliar o periodo fertil?  (Lida 494541 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Cristina

  • Administradora
  • *****
  • Mensagens: 27376
Como avaliar o periodo fertil?
« em: Fevereiro 08, 2008, 09:56:39 »
A fecundidade feminina é cíclica; é limitada a certos períodos que voltam regularmente segundo um ciclo muito particular. Na maior parte dos animais, há uma estação para a fecundidade, o Outono ou a Primavera. Na mulher, essa estação repete-se sem cessar, segundo um ritmo que é muito próprio de cada uma. Pode repetir-se todos os 28, 29, 30, 31, 32 dias… ou até mesmo 26 ou 27. O tempo de fecundidade situa-se no meio do ciclo, e dura 3 a 6 dias em média, consoante as mulheres. É essa duração que é importante e que todas as mulheres devem poder conhecer.

O ciclo feminino divide-se em 2 partes muito diferentes. A primeira parte, entre o primeiro dia do período e a ovulação, corresponde a um tempo de preparação em que o organismo se prepara para a fecundidade. Este tempo varia, ao contrário do que muitas mulheres pensam. Há uma hormona especialmente fabricada e libertada pelo ovário: é a foliculina ou estrogénio, a que se chama hormona da feminilidade. Com efeito, sob a influência desta hormona, a mulher é muito feminina e o seu organismo embeleza-se para acolher ou atrair aquele que a ama. Na segunda parte, depois da ovulação, outra hormona é fabricada: a progesterona ou hormona da gestação, ou seja, da maternidade. Esta hormona vai presidir à ovulação da gravidez, caso ela venha a acontecer. Se não houver fecundação, a gravidez não começa e a progesterona vai ser cada vez menos segregada até à menstruação seguinte. A duração desta segunda parte é constante para uma mesma mulher, normalmente 14 dias, mas pode demorar 13 a 16 dias.

Gostaria ainda de te dizer que uma mulher não pode saber quando é fecunda, contando os dias a partir do período, pois isso é uma armadilha (a armadilha do método Ogino) em que caíram gerações de mulheres. É preciso saber que é o momento da ovulação que determina o momento da menstruação, e não o contrário. Também há que saber que a mulher é muito sensível e que basta uma viagem, uma gripe, um grande cansaço, uma contrariedade importante ou uma mudança da altitude para que o ciclo seja completamente alterado e a ovulação se atrase alguns dias. Portanto, não basta contar os dias a partir de uma menstruação para se conhecer a altura fértil. O tempo que é variável (que é influenciado pelo clima, pelos sentimentos, pelas doenças…) situa-se antes da ovulação. O tempo constante situa-se depois da ovulação, entre esta e o início da menstruação.


Como calcular o período fértil?

Existem 3 factores que devem ser associados para se calcular o período fértil:

1. O dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, uma média de 14 dias.Então é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 e ai teremos o dia aproximado da ovulação. Exemplo: uma mulher tem ciclo menstrual de 30 dias. Sua menstruação veio dia 15 de abril. Ela calcula que sua próxima menstruação será dia 15 de maio, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de julho.
2. O muco cervical que é uma secreção transparente, semelhante à clara de ovo, e alguns dias antes da ovulação já começa a ser eliminado via vaginal. Esta secreção deve ser colocada entre os dedos indicador e polegar e esticada ao máximo sem que se rompa, no dia em que ela estiver mais longa é o dia da ovulação. A capacidade de esticar se chama filância, então no dia de maior filância temos o dia da ovulação.
3. A mulher deve fazer a curva da temperatura basal medindo diariamente, pela manhã antes de levantar da cama a temperatura sublingual ou vaginal ou retal, durante 4 minutos e anotá-la. A temperatura tem uma pequena variação diária, mas no dia da ovulação desce ligeiramente e após a ovulação costuma subir cerca de meio grau em relação aos outros dias. A temperatura pode subir se a mulher teve relações sexuais na noite anterior ou se está gripada ou se tomou bebida alcoólica e isso não significa que já ovulou.

Associando estes 3 fatores a mulher conseguirá saber qual é o dia da sua ovulação. O período fértil é o período em que a mulher pode engravidar, o que não corresponde somente ao dia da ovulação, pois o espermatozóide permanece vivo 48 horas após o ato sexual dentro da mulher, portanto se o casal tiver uma relação sexual 2 dias antes da ovulação a gravidez pode acontecer. O óvulo por sua vez pode permanecer vivo de 12 a 24 horas após a ovulação, portanto uma relação sexual um dia após a ovulação pode resultar em uma gravidez.

Quais são os sintomas do período fértil?

Secreção transparente como clara de ovo, maior desejo sexual, elevação da temperatura basal. Algumas mulheres têm sintomas particulares como uma pequena dor no baixo ventre, ou uma dor de cabeça, algumas têm alteração do apetite, isso é bem variável e cabe a cada mulher observar seu corpo.

Como tirar a temperatura basal?


Logo cedo ao acordar, sem sair da cama, nem fazer qualquer esforço, tire a temperatura via vaginal, anal ou sub lingual: esta é a temperatura basal.

Quando é possível começar a considerar que há dificuldade de engravidar?


Após um ano de tentativas sem sucesso.

Devo ter relações todos os dias ou alternadamente no período fértil?

Melhor é ter dia sim e dia não, para dar tempo de recuperação dos espermas, mas em homens mais jovens, pode-se ter relação todos os dias.

Quando devo fazer o teste de gravidez?
Após o atraso menstrual, com um dia de atraso.

Qual a melhor idade para engravidar?

A mulher é mais fértil na casa dos 25 anos, a partir daí sua fertilidade começa a decair, pois os óvulos vão diminuindo, a cada menstruação a mulher perde cerca de 1000 óvulos.

Posso usar indutores de ovulação sem meu médico indicar?

É sempre melhor consultar o medico, só ele pode orientá-la.

(http://www.e-familynet.com/phpbb/como-avaliar-o-periodo-fertil-vt326318.html)
« Última modificação: Março 17, 2011, 11:10:49 por Tininha »



 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
3418 Visualizações
Última mensagem Janeiro 05, 2009, 15:13:05
por Taia
5 Respostas
62914 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 24, 2009, 12:14:20
por nina
2 Respostas
1827 Visualizações
Última mensagem Dezembro 16, 2010, 19:32:18
por CRISTAL
4 Respostas
2603 Visualizações
Última mensagem Julho 07, 2011, 11:09:13
por Filipa Gonçalves
10 Respostas
3151 Visualizações
Última mensagem Agosto 06, 2012, 02:37:24
por joanasantos