Página 1 de 1

Boletim de Saúde da Grávida! O Que é? E Para que Serve?

MensagemEnviado: 04 ago 2011, 09:49
por Quity
A partir do momento que lhe é diagnosticada uma gravidez, o seu médico de família ou obstetra deverá oferecer-lhe um pequeno livro verde composto por vinte páginas designado de Boletim de Saúde da Grávida. Deverá a partir de então fazer-se acompanhar deste livrinho em todas as ocasiões no decurso da gravidez.


O Boletim de Saúde da Grávida destina-se a registar todos os dados relativos à saúde da grávida e do feto. Deve conter toda a informação pessoal relevante da grávida, como história familiar e antecedentes pessoais, e o acompanhamento gestacional até ao nascimento da criança, incluindo consultas e exames efectuados.


Deste modo, assegura a circulação da informação clínica e a articulação entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares, garantindo uma vigilância mais eficaz da gravidez.


A primeira página do boletim destina-se à identificação da pré-mamã, sendo que as duas seguintes consubstanciam um guia de direitos com a identificação da legislação de protecção da parentalidade em vigor. Na quarta página encontram-se algumas recomendações para o período de gestação, nomeadamente sobre as consultas de vigilância, amamentação e planeamento familiar para o pós-parto.


Em seguida encontramos ainda advertências para o período pré-natal e só depois se iniciam os registos do seu médico assistente, como sejam a sua identificação completa, a história familiar e os seus antecedentes pessoais e obstétricos, para além dos resultados dos exames de rotina que deverá realizar nesta fase. O registo de dados clínicos e analíticos, das ecografias a realizar trimestralmente e seus resultados deverão também constar do Boletim.


Existe ainda um local próprio para anotações médicas e de ocorrências relevantes, bem como, já no final, um gráfico que permite registar os movimentos fetais sentidos pela grávida.


As últimas duas páginas serão preenchidas já no local do parto e na consulta do puerpério.


Por fim, o livro reserva um espaço onde a mamã poderá guardar as imagens das ecografias realizadas.

Fonte:

Portal da Saúde

Re: Boletim de Saúde da Grávida! O Que é? E Para que Serve?

MensagemEnviado: 04 ago 2011, 17:11
por Filipa Gonçalves
::bom

Re: Boletim de Saúde da Grávida! O Que é? E Para que Serve?

MensagemEnviado: 05 ago 2011, 19:15
por Quity
::klklç

Re: Boletim de Saúde da Grávida! O Que é? E Para que Serve?

MensagemEnviado: 05 ago 2011, 19:22
por Claudia
::yes