• Índice do Fórum ‹ Os Nossos Filhos ‹ Os nossos filhos ‹ Educação

é normal?

Sala de conversas sobre a educação dos nossos filhotes.
Responder
5 mensagens • Página 1 de 1

é normal?

Mensagempor smsn » 31 ago 2010, 01:34

Olá,

tenho uma menina de dois meses e 1 semana e a inexperiência (é a minha primeira) levou-me a deixa-la criar certos hábitos que, agora vejo, não me são vantajosos e agora não sei como agir para os mudar.

Ora então a Ema simplesmente não dorme durante o dia... a menos que esteja no meu colo  ::omg. Basta tentar deita-la que ao sentir o meu braço a sair de baixo das costas aqueles belos olhinhos abrem-se de imediato  :desmaio
Dizem-me que a devo deixar chorar até que se canse e adormeça, mas não consigo ouvir a minha filha a chorar e berrar e ignorar os seus apelos. Desta forma não sei o que fazer. Em contrapartida, dorme a noite toda e uma boa parte da manhã também( com duas mamadas pelo meio claro)maaaaassssssss dorme na minha cama.  :: Nina  pois é, a minha dependência da minha filha, tornou-a dependente de mim também.
Estou com licença de maternidade por isso tenho todo o tempo do mundo para me dedicar a ela, o meu problema é : quando tiver de regressar ao trabalho o que vai ser da minha filha no infantário  ::gfr. Claro que não espero que lhe dediquem tanto colo ou atenção como eu faço. O que me preocupa é o quanto ela vai sofrer e chorar o dia todo e sinto-me culpada por lhe estar a dar estas "facilidades" todas enquanto estou em casa.


Sendo que ela passa tanto tempo acordada durante o dia, como a posso distrair? Costumamos cantar e dançar para ela e recebemos em troca rasgados sorrisos, um abanar desenfreado de pernas e braços e as primeiras gargalhadas sonoras dela....mas é sol de pouca dura e facilmente se farta da festa e começa a chorar e reclamar colo e mama! A Ema não está mais de 30/40 minutos sem mamar.  ::amamentar durante o dia claro. Para já só mama de peito o que faz com que eu não tenha muito tempo livre para o que quer que seja necessario fazer em casa ::banho ::lav roupa ::paparoca ::presa. Pior ainda não pega na xuxa...em nenhuma das inumeras que experimentei  ::Head ou seja a xuxa dela é a mama. ::Chanoca

Como posso mudar isto? Gostava que ela dormisse algumas horas durante o dia e que durante o tempo em que está acordada pudesse ficar distraída com alguma coisa durante algum tempo.

::help  dicas?

abraços
smsn
Bebé
Bebé
 
Mensagens: 3
Registado: 21 ago 2010, 19:44

Re: é normal?

Mensagempor Coisinhas » 02 set 2010, 14:05

Olá
Eu compreendo perfeitamente que as vezes sem querer deixamos passar pequenas coisas que depois se tornam hábitos dificeis de retitar mas é mesmo assim...tb sou mae pela 1 vez e as vezes dou por mim a pensar..."como é k ela ganhou esta mania?????...."
Mas tem calma...tens k as poucos e nao de forma agresiva tirar esse vicio...vai tentanto manter a menina mais activa para k sinta a necessidade de tirar pequenas sestas...nem k a acordes mais cedo de manha e começa a adormecer a bébé na caminha...na tua cama ou outro local k nao o teu cola...vai ser dificil...vai chorar um bocadinho mas o segredo é nao desistir...e vai falando com ela que te digo k dá resultados fantasticos... outra coisa muito importante é nao correres logo k ela dá o 1 sinal de estar a acordar ou de querer comer..deixa a acordar com calma para que ela nao se habitue a k assim k produz o 1 som alguem estara perto dela..tenta tb k o0s horarios de sono dela sejam respeitados e seguidos a regra..eu tive muito bons resultados com as rotinas .tudo com muita calma
beijinhos e vai dizendo como corre...
Coisinhas
Coordenador
Coordenador
 
Mensagens: 8111
Registado: 02 set 2010, 12:32

Re: é normal?

Mensagempor Murila_Rosa » 02 set 2010, 14:29

Olá linda!

Em primeiro lugar tem calma! Já é mto, mas mesmo mto bom ela dormir bem à noite, nem que seja na vossa cama. A minha princesa Lara dormiu sempre na nossa cama até fazer 3 meses e depois, naturalmente, começou a preferir a cama dela.( que está no nosso quarto - ela tem 6 mesinhos)
Qdo estás com ela não estejas stressada com horas nem lidas da casa nem nada - pede a alguém q te ajude nesse ramo.
A tua casa pode esperar - a tua bébé não.
Tenta criar rotinas para q ela durma . lembra-te q nesta altura ela pode só dormir sonecas de 30 m ou 40 ou uma hora q é perfeitamente normal.

Se ela está a ganhar bom peso tenta distraí-la da maminha - vai aumentando sempre um bocadinho - para 40m. 50 m, 1 h.... vai sempre  tentando alargar o tempo.

Não lhe dês a chupeta, nem insistas!!!!!! Eu sou totalmente contra o uso da chupeta:

http://guiadobebe.uol.com.br/recemnasc/chega_de_chupeta.htm

Lê este artigo, é brasileiro, mas os argumentos estão lá quase todos. A chupeta é algo artificial e totalmente desnecessária. A tua mama não. Portanto ela não está a usar a tua mama como chupeta ( as chupetas existem há pouco tempo), mas sim a fazer o que o instinto lhe manda. Na tua maminha ela procura o teu calor, o teu cheiro, o teu carinho, o conforto do útero.... Dá-lhe todo o contacto fisico que ela pedir - é mto importante - e experimenta os banhinhos e massagens para que ela relaxe e consiga dormir durante o dia.

Já tentaste adormece-la a embalar o berço?
Não deixes q ela fiique demasiado cansada. Os bébés, então nessa idade, qto mais cansados estiverem mais dificil é colocá-los a dormir.
Não a deixes choprar no berço mto, deixa-a só chrar um bocadinho. Eu não sou nada, mas mesmo nada adepta dessa técnica de deixar chorar até adormecer. Só experimentei uma vez  uns minutos e nunca mais!!!!! Ela está agora a começar a confiar nos pais e no mundo e deixá-la chorar tanto é uma traição a essa confirança.
Não deixes q os outros te digam o q deves fazer. Pesquisa. mantem-te informada e com a experiência tudo volta à normalidade dda sensatez.

Qdo a minha bebecas dormia comigo todos me criticavam, mas eu estive sempre confiante na minha decisão. Não iria deixar a minha pequenina sózinha num momento tão importante para ela. O teu cheiro e a tua voz são as coisas q ela mais precisa e dormir com os nossos filhotes é mto, mas mto bom para todos. Aos poucos começa a colocá-la na caminha delaà noite para pequenos soninhos e ela depois vai-se habituando.

Não te esqueças: rotina é mto importante!

Bjocas ::bjoca ::bjoca ::bjoca

Editado pela última vez por Murila_Rosa em 02 set 2010, 14:31, num total de 1 vez.
Murila_Rosa
Jovem
Jovem
 
Mensagens: 204
Registado: 25 mai 2010, 15:46

Re: é normal?

Mensagempor CRISTAL » 15 dez 2010, 22:00

Por seres inesperiente nao quer dizer que nao sejas boa mae! e se a tua menina so quer mamar, é porque se sente confortavel ao pe de ti, e isso mostra que ela gosta de ti! Se danças e cantas ate ela nao quiser mais, é porque és boa mae! Calma é o essencial.. Agora que ja sbes como é importante os habitos, tenta ir melhorando em alguns aspectos, olha ja tentas te adormece la no carrinho? assim ela cria mais indeendencia... mas tudo tem de ser moderadoo... se nao passas horas a empurrar o carrinho pa ela dormir...
Lembra-te nas horas mais "dificies" que és de certeza uma boa mae que ajuda imenso! :D
CRISTAL
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 2900
Registado: 31 out 2010, 06:36
Localização: Angra do Heroismo - Terceira - Açores

Re: é normal?

Mensagempor Cócegas nos Pés » 15 dez 2010, 22:03

Olá Mamã S!

Eu sou a Catarina e sou Baby-Sitter, com formação em Psicologia e experiência com bebés e crianças.
Sim, é normal... Antes de mais não se preocupe que tudo vai correr bem! Mas vai ter de deixar de fazer algumas "vontadinhas" ;)...
30 minutos? Acho que é o record de menor intervalo para mamar... Isso vai ter de mudar... Mas não se preocupe, não será de repente. Faça uma mudança gradual para que nem a sua filhota, nem a Mamã (que me parece a parte mais complicada) sintam esta alteração.

O meu conselho é o seguinte: Seja forte e pense que o que irá fazer será para o bem da sua filhota! O mais importante: Tem de se sentir segura. confiante e calma para transmitir isso à sua filhota. Se estiver a morrer de saudades porque a sua filhota dorme no berço em vez de dormir na sua cama, a bebé vai sentir e quererá ficar consigo... Mostre-lhe que fica segura quando não está ao seu colo.

Relativamente à bebé dormir na sua cama: Para alterar este hábito, junte o bercinho dela à sua cama e deite-se a seu lado a fazer-lhe muitas festinhas. Após uma semana afaste o berço da sua cama, dia para dia, vá afastando mais um bocadinho.

Só adormece ao seu colo? Continue a adormecê-la ao seu colo e deite-a na cama apenas quando estiver a dormir mais profundamente. Se, ainda  assim, acordar, tente adormecê-la na sua cama, consigo deitada ao lado a fazer-lhe festinha e suavemente vá parando... não se esqueça de lhe cantar uma música de embalar.

Pede mama de 30 em 30 minutos? Pois, esta tarefa vai ser complicada. Quando lhe pede maminha é porque efectivamente tem fome ou porque quer o seu conforto e o mimo? Sempre que a sua bebé lhe pedir maminha não lhe dê logo, aguarde um bocadinho e vá aumentando os tempos de espera gradualmente. Pode ir falando com ela anunciando que está quase na hora da maminha... Espere 1 minuto da primeira vez, 3 da segunda, 5, 8, 10, 15... até mamar de 3 em 3 horas! ;)

O mais comum seria a sua filhota, durante o dia, fazer duas ou três cestas, uma de manhã, outra à hora de almoço e outra à tarde.
Assim: quando acorda brinque muito com ela, dance, cante, mostre-lhe objectos estimulantes, faça sons engraçados, etc.
Tente que durma após uma mamada grande de manhã. Faça um ritual próprio para ir dormir: Mamada, miminhos, colinho, uma canção relaxante e festinhas para dormir. Se a sua filhota acordar, não corra para a pegar ao colo novamente... espere um bocadinho, entre no quarto, dê-lhe miminhos sem lhe pegar ao colo, faça-lhe festinhas nas sobrancelhas e deixe que adormeça novamente. Afaste-se muito devagarinho.

Quando acordar é hora de brincar novamente. Faça onomatopeias e sons estranhos, ela vai achar muito divertido.
Os bebés também têm de aprender a se entreterem sozinhos... deixe-a alguns minutos no quarto com os brinquedos pendurados a mexerem-se sozinhos e uma música estimulante (poderá encontrar alguns cd´s para bebés ou tirrar músicas da Internet). Volte para brincar com ela e demonstre como está orgulhosa de ela ter ficado a brincar sozinha por uns momentos. Cante, dance, brinque com sons e brinquedos com cores estimulantes. Tente adormecê-la para uma segunda sesta após a mamada.

Para que tenha disponibilidade para fazer algumas lides da casa, ande com a sua princesa num sling. Depois, passe a deixá-la na espreguiçadeira enquanto conversa com ela.

As rotinas são muito importantes e essenciais para a saúde e bem-estar da sua bebé e, também, para se sentir segura.
Não se esqueça que poderá alterar os hábitos gradualmente. Aproveite ao máximo este tempo para estar com a sua filhota, mas faça o que, a longo prazo, será melhor para ela.

Relativamente à entrada na Creche, deixo-lhe um Artigo meu publicado na Revista Bebé Culinária:

Entrada na Creche: A Separação do Bebé...
Ansiedade da Criança ou dos Pais?

Como Educadora e defensora de uma vida em Crescimento Saudável e Feliz, defendo que os 12 primeiros meses de vida são essenciais para o Bebé e para os seus Pais, sendo que, nesta fase se deve aproveitar o máximo de tempo juntos, fomentando brincadeiras, massagens e outras actividades benéficas para o Bebé e consequentemente para os seus Pais.

Até aos 36 meses a Criança irá desenvolver as Bases emocionais que a irão “fortalecer” como ser Humano amado. Apesar de serem momentos que não lhe ficam na memória, ficam no subconsciente, sob a forma de alicerces para um Crescimento Saudável. Desta forma, torna-se indispensável que crie momentos de qualidade na relação com o seu filho. Mas não só momentos de qualidade serão benéficos, como também, a quantidade de tempo é muito importante para o seu Bebé. Se tiver possibilidade, opte pela Profissão Mãe/Pai a tempo inteiro.

No entanto, nem sempre é possível para os Pais ficarem com os filhos após os 6 meses. Nessa altura, dá-se a “grande separação”… Mas será mais insuportável para os Pais ou para os Filhos?

Após a Licença de Maternidade (que pode ser partilhada com o Pai do Bebé), os Pais têm de voltar à sua rotina laboral, ou seja, voltar ao emprego e deixar o seu Novo Tesouro na Creche, na Ama ou com os Avós. Após alguns meses de estreita relação a tempo inteiro entre a Mãe/Pai e o Bebé, chega a altura de entregar o pequenote na Creche... Quem estará mais ansioso e quem sentirá mais saudades? Os Pais ou a Criança?

Muitas Mães perguntam-se: "Mas ele/ela ainda é tão pequenino(a), como posso deixá-lo(a) num ambiente que lhe é estranho e sem a minha presença?"

É comum encontrar Pais que estão muito nervosos com a entrada do seu Filho na Creche, no entanto, deverão estar calmos e confiantes. Será um processo de transição gradual que se fará a pouco e pouco, para que Mãe/Pai e Filho se sintam confortáveis com a nova situação.

A atitude mais Saudável para o Bebé será transmitir-lhe boas sensações.

Assegure-se que optou pela Creche indicada, com Educadoras em quem confia. Comunique-lhes todas as suas dúvidas e receios para que tudo fique esclarecido antes de apresentar ao seu bebé a sua nova Creche. Opte por uma Creche que corresponda à sua Filosofia de Vida e ao tipo de Pedagogia que escolheu como sendo a melhor para o seu Bebé. Deverá ter boas sensações nesse local para que as transmita ao seu Filho. Mostre confiança e tente transmitir a mensagem mais importante: "A Mamã já volta; gosta muito de ti; ficarás seguro neste local, onde terás outras pessoas que também gostam de ti e que cuidarão de ti com todo o carinho; viverás novas experiências e irás sentir a presença/companhia e, futuramente, socializar com outros Bebés..."

Não se sinta relutante, mas antes, calma, tranquila e confiante! A Creche não deverá ser "o inimigo que rouba o meu bebé durante o dia", mas antes, uma grande parceira na Educação, Desenvolvimento e Crescimento do seu filho, de forma a transmitir-lhe as bases necessárias para a Felicidade e o Bem-estar Físico, Psíquico, Emocional e Intelectual.

Lembre-se sempre que ter dúvidas é normal, que tem milhares de mães a passar pelo mesmo e que, com certeza, é uma excelente mãe!

Espero ter ajudado!

Mil Bolinhas de Sabão!

www.babysitting.cocegasnospes.com
93 425 73 56
Cócegas nos Pés
Bebé
Bebé
 
Mensagens: 14
Registado: 15 dez 2010, 05:32

Responder
5 mensagens • Página 1 de 1

Voltar para Educação

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Pub



Sobre nós


Fundado em Fevereiro de 2008 o forum já conta com 6 anos de existencia sempre focando-se na entreajuda dos utilizadores.
.

Conecta-te a nós





[ Time : 0.027s | 10 Queries | GZIP : On | Load : 5.68 ]

  • FAQ
  • Equipa
  • Apagar cookies