Página 1 de 1

Trança Suíça (Schweizer Zopf)

MensagemEnviado: 28 jan 2010, 14:58
por Rita_81
Já à tempo que ando para aqui colocar esta receita mas tenho sempre esquecido  ::Head

É uma especialidade Suíça..é um pão super fofinho e saboroso que pode ser comido ao pequeno-almoço ou ao lanche  :D

Foto: http://www.saison.ch/media/uploads/recipe/2009/06/03/Zopf_jpg_485x400_crop_q85.jpg

Receita:

500 g de farinha
1 colher (de chá) de sal
20 g de fermento do padeiro
2 colheres (de sopa) de açucar
70 g de manteiga
2.5 dl de leite

1 gema para pincelar

Dissolva o fermento do padeiro no leite morno.

Misture num recipiente a farinha, o sal e o açúcar.

Ligue o forno a 200 Graus.

Derreta a manteiga e junte à mistura do fermento. Junte agora tudo à
mistura da farinha e amasse muito bem (10 min à mão ou 5 min com a maquina).

Deixe levedar até duplicar o volume. Após isso acontecer amasse novamente e divida
a massa em 2 partes. Faça tipo uma trança e coloque no tabuleiro que vai ao forno.
Bata bem a gema e pincele a trança. Leve ao forno durante 40-45 min.
  :D


O método tradicional de fazer a trança é com 3 partes de massa mas é um pouco dificil
de explicar..  ::)

Espero que gostem  ;)

Re: Trança Suíça (Schweizer Zopf)

MensagemEnviado: 28 jan 2010, 15:00
por Rita_81
Encontrei uma imagem que explica o método tradicional  ;)

http://www.vgt.ch/vn/0103/zopf-flechten.GIF

Mais imagens: http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&um=1&sa=1&q=zopf&aq=f&oq=&start=0

Com a mesma massa (mas um pouco mais doce) faz-se também o Grittibänz  :D É um pão-boneco tipico do Natal  :D

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&um=1&sa=1&q=grittib%C3%A4nz&aq=f&oq=&start=0

::bjs::

Re: Trança Suíça (Schweizer Zopf)

MensagemEnviado: 28 jan 2010, 15:32
por íris
Obrigada por partilhares essa receita  ::palmas . O pão tem um aspecto delicioso    ::drool

Re: Trança Suíça (Schweizer Zopf)

MensagemEnviado: 28 jan 2010, 15:40
por Rita_81
Nós lá todos os domingos faziamos um brunch.. como nos levantámos mais tarde era tipo pequeno-almoço/almoço  ::Sónia E comer trança quentinha com manteiga e doce de morango era  ::drool  ::drool
Para matar as saudades às vezes faço, em casa dos meus pais, mas nunca sobra nada porque aparecem sempre os meus primos e pimba..vai tudo  ::Sónia

Re: Trança Suíça (Schweizer Zopf)

MensagemEnviado: 02 fev 2010, 10:34
por ju
::drool

Re: Trança Suíça (Schweizer Zopf)

MensagemEnviado: 02 fev 2010, 15:21
por Sónia P.
deve ser mm bom  ::ka bom