Oh querida, os medicos tentam a que as pessoas nao a tomem porque sabem que a epidural em vez de ajudar esta em muitos casos a piorar o parto, pois por vezes, as mulheres estao a perder a reaçao de fazer força (coisa que se sente quando nao se a leva)! Isto sem contar com as dores causadas apos a epidural, as costas e a cabeça sao muito afectadas. Eu sei perfeitamente disso, porque fiquei com as costas numa lastima! nem me conseguia mexer. Agora a epidural existe, e se as maes a querem tomar, os medicos nao vao dizer que nao como é obvio! Quanto ao vivermos realidades diferentes, a minha irma é enfermeira, neste momento está no a tirar o mestrado, e ela foi uma das pessoas a avisar me que o corpo humano esta preparado para tal. E os medicos preferem mil vezes e tentam sempre que o parto seja normal, totalmente. Basta fazeres uma pesquisa na net, sobre a opniao dos medicos em relaçao ao parto e epidural... mas tem em atençao que os sites brasileiros sao muito diferentes pois eles lá fazem de cesariana ou como quiseres .. nos tamos em portugal.
Então estás de parabéns por teres apanhado uma boa equipa, que não te ofereceu a epidural. Pois bem, falado de mim, das mulheres que estão a minha volta e da informação que tenho, a todas nós a epidural foi oferecida. Eu recusei e fartaram-se de perguntar se eu tinha a certeza que não queria. Aliás, estava eu de umas 30 semanas e o GO que me acompanhou, deu-me várias folhetos sobre a Epidural. Nenhum deles falava sobre os riscos. Deu-me folhetos, falou em marcar cesariana, que recusei logo na hora e ainda tentou marcar uma indução, ao que recusei no momento. Graças a Deus, tive uma doula que me acompanhou, desde o inicio da minha gravidez e que me deu as informações correctas. Devido as tais informações e ao que pesquisei, consegui confiar no meu corpo e lutei pelos meus direitos enquanto mulher grávida. Alguns não consegui mas num futuro próximo, se tiver todas as condições necessárias para tal, ninguém me volta apanhar num hospital para parir.
Em relação as informações brasileiras, eu não procuro, aliás o Brasil, em relação ao parto humanizado, está anos a nossa frente. Eles apoiam o parto humanizado e a amamentação, assim como a Inglaterra.
De facto, alguns GO's, são contra a epidural mas mais enfermeiros parteiros, aliás, em Portugal, o parto humanizado, ainda não é por completo aceite, por isso a epidural, é impingida. Há poucos hospitais que apoiam o parto humanizado e os que apoiam, não é por completo. Para apoiarem, as mentalidades têm de mudar e isso ainda não aconteceu.
Claro que isto tudo, é uma bola de neve, os partos não são humanizados, a forma de amamentar, continuará igual! Acredito que, se o parto em Portugal mudar, a amamentação será vista com outros olhos e os falsos mitos irão pelo cano abaixo.
Só não entendo, é se realmente, existe mulheres informadas sobre a epidural porquê que continuam a optar por este caminho?! Apesar de saber que é uma escolha individual. Para mim é a mesma coisa que, eu saber que, se a tirar me de um 6º andar, posso morrer ou ferir-me seriamente mas mesmo assim, vou atirar-me da janela.
pois querida com o teu texto disses te o que estava a tentar dizer-te .. Mas existem mts medicos e nao quer dizer q por apanhares esses que eu tb os apanhei ate pke vivo longe d vçs.. o que quero dizer é que nao nos vale a pena por mos n cabeça q a epidural vai resolver tds os problemas d parto pke pode nao ser assim, eu fiquei mais nervosa nao deixaram o pai assistir porque como a epidural so piorou o meu estado, podiam surgir complicaçoes.. Mas claro q cada peessoa faz como quer e entende melhor... O parto normal e a amamentaçao sao aconselhados pelos medicos, so que como querem q isto ande p frente ja vi que so nao a ponhem pla boca abaixo porq na podem :\ lamento se contig a situaçao foi difeerente, eu levei por minha escolha apesar d ninguem me ter feito pressao..
eu estive mais de uma hora a tentar levar e nao deu...no final so ganhei foi uma nódoa negra nas costas enorme...ate mtia medo e as 14 horas de parto ali sem nada...no fim destas horas todas tive que ir para uma cesariana de urgencia com anestesia geral pois a epidural nao pegava de modo algum...disseram que era muito raro mas que podia acontecer eles nao a conseguirem dar...vamos la ver do proximo...
estou ansiosa mas já estou a pensar em ter que deixar a minha filha por 3 dias e é algo que me incomoda muito....lololololol...e fico a pensar como vai ser... eu sozinha com dois...lolololol