• Índice do Fórum ‹ Os Nossos Filhos ‹ Os nossos filhos ‹ Cantinho das papinhas

Introdução alimentar para bébés

Receitas para os nossos filhotes!
Responder
9 mensagens • Página 1 de 1

Introdução alimentar para bébés

Mensagempor ju » 03 nov 2008, 12:21

O regime alimentar do lactente deve ser adequado à sua idade no que se refere à composição, consistência, volume, modo de administração e horário das refeições, ajustando assim qualitativa e quantitativamente às suas necessidades nutricionais sem carência nem excessos.

Cada lactente tem o seu "momento próprio" para que sejam introduzidos alimentos sólidos na sua alimentação.
Com este texto procura-se ser-se o mais objectiva possível, de modo a fazer a introdução de novos alimentos de acordo com os meses do bebé.

Em primeiro lugar são descritas como fazer a primeira papa, caldo de legumes e as primeiras sopas.
Em seguida, também fala-se das frutas que o bebé deve começar a comer.
Por fim, e não menos importante refere-se à gema de ovo.

1- A PRIMEIRA PAPA (4 MESES)
Existem dois tipos de farinhas: as lácteas e as não lácteas.
As farinhas lácteas, devem ser preparadas só com água.
As farinhas não lácteas, devem ser preparadas com o leite que a criança está a tomar.

Que farinhas?

Arroz/Milho
Papa com sabores (maçã, banana, Pêra)
Preparação da papá láctea
- Ferver água.
- Colocar aproximadamente 180cc de água num prato.
- Adicionar a farinha e mexer com um garfo, para não formar grumos, até ficar com uma consistência cremosa.
- Dar a papa à colher.

Atenção
- Não dar mais que uma papa por dia.
- A papa não deve ser administrada ao biberão, mas sim à colher.
- Não deite açúcar nas papas.

2 - CALDO DE LEGUMES (4 MESES)
Ingredientes

Batata
Arroz
Azeite
Cenoura
Cebola
Nabo
Abóbora
Alho francês
Agrião
Alface
Couve
Couve -flor
Nabiça
Feijão verde
Espinafres
Como fazer caldo de legumes
- Deve começar por um caldo muito simples; feito apenas com cenoura, arroz, 1/2 batata e um fio de azeite.
- Depois de bem cozidos os legumes devem ser passados por um passevite ou batedor eléctrico.
- Ofereça este caldo ao seu bebé.
- Comece por dar à criança, apenas algumas colheres de caldo de legumes, completando essa refeição com o leite habitual, se necessário.
- De dia para dia vai aumentando a quantidade de caldo de legumes, assim como introdução de outros legumes, tendo o cuidado de juntar um legume de cada vez.

Atenção
- Não utilize sal.
- Utilize uma só verdura em cada sopa.

3 - SOPA DE CARNE (5 MESES)
Que Carnes?

Cabrito
Borrego
Coelho
Pombo
Febra de porco
Galinha (perna ou peito e sem pele)

Como fazer sopa de carne
Coza a carne numa panela, depois retire-a e coza os legumes na água de cozer a carne.
Se a criança aceitou o novo paladar da carne e se habituou a ele, passa-se a triturar juntamente com os legumes a carne que cozeu.
Para completar as refeições, pode-se dar papa de frutas.

Atenção
Deve dar +/-30gr de carne por refeição, ou seja, 5 a 6 colheres de chá bem cheias de carne.
Não deve utilizar sal nem azeite.

4 - AS PRIMEIRAS FRUTAS (5 MESES)
- A papa de fruta deve ser somente:

Maçã.
Pêra
Banana
Papaia
A maçã, deve ser cozida ou assada e depois esmagada.
A Pêra se for bem madura, pode ser esmagada, se não, pode-se cozer ou assar.
A banana, deve-se descascar e retirar o "veio" interno e depois esmagá-la.
5 - GEMA OVO (6 MESES)
Deve-se começar pela gema de ovo e não pelo ovo inteiro.

Como fazer:
- A gema de ovo deve ser bem cozida.
- Começa-se por um quarto de gema bem cozida e esmagada, depois metade e só depois de verificar que não existe qualquer reacção alérgica, junta-se a gema inteira, ao puré de legumes.

Atenção
- O ovo inteiro só deve ser dado a partir dos 12 meses.

6 - SOPA DE PEIXE (7MESES)
Que Peixes?

Pescada
Faneca
Marmota
Solha
Linguado
Carapau médio (da parte do meio para o rabo)
Ruivo
Como fazer sopa de peixe
Coza o peixe numa panela.
Retire-o para fora e proceda de modo a coar a água de cozer o peixe, como medida de precaução, a fim de evitar as espinhas.
Junte-lhe os legumes e após estes se encontrarem cozidos, adicionar dois ou três bocados de peixe (cerca de 30gr), previamente cozido, triturando tudo em seguida.

Atenção
Cuidado com as espinhas.

7 - FRUTA (8 MESES)
Os citrinos, podem-se oferecer ao bebé, desde que não haja antecedentes alérgicos nos familiares mais próximos, mas mesmo assim só após 8 meses.


::bjs::
ju
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 18216
Registado: 26 ago 2008, 17:06
Localização: Norte

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor Taia » 03 nov 2008, 14:40

::palmas
Obrigada Ju, e muito bem feito!
Só gostava de saber porque dizes para não juntar azeite à sopa? A minha pediatra disse-me para o fazer a partir dos 6 meses mas só depois de cozer a sopa, ou seja o azeite tem se ser consumido cru.
E quando dizes só uma verdura de cada vez é de folha verde? ou é um legume de cada vez por causa das alergias?
::hug
Taia
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 2441
Registado: 19 jul 2008, 23:38
Localização: Monchique

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor ByAnocas© » 04 nov 2008, 03:54

Tá bom, mas realmente falta o q disse a Taia, de qq forma pode servir de orientação a mts mamãs!!  ;)
Claro q nem tudo bate c o meu esquema, q ainda é o do Guga, pq o da Kika é diferente e n gostei mt!  ;)
ByAnocas©
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 5542
Registado: 01 jul 2008, 17:52
Localização: Norte

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor Sónia P. » 04 nov 2008, 12:05

Juliana, tenho uma dúvida: Febra de porco? Mas não é verdade k só se pode dar aos n/ filhotes c porco aos 2 anos? Sabes o pedi do meu parrequinho aconcelhou as seguintes carnes:
- Febra de peru,
-  "      de frango,
-  Coelho,
- Bife de Vitela.

E ele já como carne na sopinha desde os 6 meses. Agora com 8 meses introduzi o peixe, comecei com filetes de pescada ( filetes- pq é menos susceptivel de terem espinhas), mas não o introduzi na sopa pois como ele adora sopinha e eu com receio que ele passasse a deixar de gostar devido à diferença de paladar, dei o peixinho na açorda e amigas ele adora! Foi um dia em grande, pois experimentou pela primeira vez a açorda e o peixe!

Em relação aos legumes o pediatra tb disse k espinafres só qdo tiver um aninho, pois aprece k é muito quente para o estomago e quanto aos ovos só aconcelhou a sua introdução a partir dos 9 meses, isto relamente varia muito de pedi p/ pedi, verdade?! ;)
Sónia P.
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 12166
Registado: 30 set 2008, 14:35

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor ju » 04 nov 2008, 12:46

sim varia mt de pedi para pedi. retirei este excerto de um site, de uma Drª especialista em nutrição de bébés, por isso achei bom aqui colocar.  ;)
ju
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 18216
Registado: 26 ago 2008, 17:06
Localização: Norte

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor Taia » 04 nov 2008, 15:43

Pois é meninas, eu quanto mais leio mais vejo que os pediatras dizem todos uma coisa diferente  :-\
Eu tenho feito o regime que a minha pediatra aconselhou e tem corrido tudo bem até agora por isso vou continuar... ;)
Mais uma vez Ju obrigada é muito bom como orientação  ::hug
::bjoca
Taia
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 2441
Registado: 19 jul 2008, 23:38
Localização: Monchique

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor ju » 04 nov 2008, 15:58

é isso msm, se tem funcionado, acho q deves continuar  ;)
ju
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 18216
Registado: 26 ago 2008, 17:06
Localização: Norte

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor pepa » 27 nov 2008, 13:09

Sabes qual é o site Juliana? deve ter coisas interessantes, gostei mto do q li. ::palmas
pepa
Bebé
Bebé
 
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2008, 19:07

Re: Introdução alimentar para bébés

Mensagempor ju » 28 nov 2008, 11:54

ja n me lembro sinceramente  ::sorry
ju
Cu´s pés pá cova (VIP)
Cu´s pés pá cova (VIP)
 
Mensagens: 18216
Registado: 26 ago 2008, 17:06
Localização: Norte

Responder
9 mensagens • Página 1 de 1

Voltar para Cantinho das papinhas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Pub



Sobre nós


Fundado em Fevereiro de 2008 o forum já conta com 6 anos de existencia sempre focando-se na entreajuda dos utilizadores.
.

Conecta-te a nós





[ Time : 0.097s | 10 Queries | GZIP : On | Load : 6.5 ]

  • FAQ
  • Equipa
  • Apagar cookies